Busca e Apreensão de Veículos

A busca e apreensão de veículos é uma ordem judicial que pode ser expedida em diferentes casos, porém o seu motivo mais comum é a falta de pagamento de parcelas de um financiamento, porém, para que isso ocorra, é necessário que o proprietário do veículo deixe de efetuar esse pagamento durante um período prolongado.

Para que esse procedimento seja realizado, primeiramente uma notificação judicial é enviada até o proprietário do veículo, e dentro do prazo estipulado, um oficial de justiça se dirige à residência onde o veículo está e efetua a sua apreensão, levando-o até um pátio público onde veículos em condições similares são armazenados.

Há uma série de problemas que podem ocorrer durante o pedido de busca e apreensão de veículos, tornando assim o processo ilegal, como a cobrança de juros e taxas abusivas no financiamento, multas excessivas sobre atrasos ou até mesmo a falha em notificar o proprietário de que o seu veículo possui o mandado.

Mitos sobre a busca e apreensão de veículos

  • Veículo com 70% das parcelas pagas não pode ser apreendido – Muitos casos onde o proprietário do veículo pagou mais de 70% das parcelas e ainda assim teve a busca e apreensão requerida pela instituição financeira, porém é possível entrar com recursos em relação a esse pedido.
  • Veículos em negociação não podem ser apreendidos – Mesmo em casos onde o proprietário entra com um recurso para efetuar a contestação do pedido de busca, é possível que o oficial de justiça compareça ao endereço para efetuar a apreensão de seu automóvel.
  • Caso o dono do veículo não efetue o pagamento ele pode ser preso – Independente da situação e dívida contraída pelo proprietário, a falta de pagamentos ou até mesmo a mudança do local de armazenamento do veículo para que ele não seja apreendido, ainda não configura crime, e portanto não pode levar a detenção.
  • A dívida do veículo é quitada após a apreensão – Caso o automóvel seja vendido em leilão, parte desse montante é utilizado para efetuar o pagamento das dívidas, porém não há garantias de que esse valor seja completamente quitado pois o valor de veículos em um leilão é apenas uma fração de seu total.

Opções extrajudiciais para a busca e apreensão de veículos

Uma renegociação é o método mais comum para que este problema seja solucionado, entrando em contato com a instituição financeira que gerencia o processo de compra do veículo para efetuar um outro parcelamento ou abono dos juros cobrados durante o período de financiamento.

Outro método muito comum é a ocultação do veículo, porém, o oficial de justiça pode contar com policiais para efetuar o arrombamento de portas e portões localizadas na área interna ou externa da residência, porém, assim como a renegociação esse método não tem qualquer garantia de sucesso, e pode resultar até mesmo em maiores transtornos.

Como solucionar permanentemente a busca e apreensão de veículos

Caso você veículo sofra uma busca e apreensão de veículos é possível entrar com um recurso judicial para que o problema seja solucionado, porém, há diversos outros métodos para solucionar este problema, contatar uma empresa especializada em análise contratual como a Supéria Consultoria é o método mais eficiente de obter bons resultados.